Semana do Meio Ambiente debate o tratamento dos resíduos sólidos no Acre

As comemorações giram em torno da temática do Dia Mundial do Meio Ambiente, neste dia 5.
Mauricio Galvão
O tema da Semana será o tratamento e destinação dos resíduos sólidos
O tema da Semana será o tratamento e destinação dos resíduos sólidos
O governo do Acre inicia nesta quarta-feira, 5, as comemorações da Semana do Meio Ambiente, cuja programação estará focada nas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, responsável pelo tratamento e destinação do lixo em suas diversas categorias. O mesmo tema será abordado na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), a ser realizada em Brasília entre os dias 24 e 27 de outubro, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A política para os resíduos sólidos será abordada com foco em questões como produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho e renda e educação ambiental.

As comemorações giram em torno da temática do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado e estabelecido desde 1972 na Conferência de Estocolmo, sob iniciativa da Organização das Nações Unidas. Celebrado anualmente no dia 05 de junho, em 2013 tem como tema “Pensar, Comer, Conservar – Diga Não ao Desperdício”, que visa diminuir a enorme quantidade de alimentos que é desperdiçada mundialmente, enquanto uma entre sete pessoas sofrem de fome crônica. Os temas estão relacionados, uma vez que 1,3 bilhão de toneladas de comida ao ano são jogadas fora, ao mesmo tempo em que geram-se resíduos sem destinação ou reaproveitamento.

Segundo Fátima Silva, coordenadora Executiva da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente (IVCEMA) e responsável pela organização da Semana. “A programação estará voltada para difundir à sociedade em geral e, em especial, para gestores e servidores públicos, os objetivos das Conferências Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos, uma vez que o tema diz respeito à todos, pois somos inteiramente responsáveis pelo lixo que geramos”.

Fátima avalia que a Conferência é um espaço democrático que possibilita a construção coletiva de indicativos de políticas públicas, bem como a revisão das políticas já existentes, buscando, ainda, socializar as iniciativas realizadas pelo governo do Estado, pelos municípios e também pela sociedade.
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. ACRELÂNDIA EM MANCHETE - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger