Justiça Eleitoral cassa o mandato de James Gomes e de sua vice, de Senador Guiomard

O juiz Eleitoral da 8ª Zona, Afonso Braña Muniz, cassou o mandato do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, e de sua vice, Maria Raimunda Rodrigues Pinheiro, ambos do PSDB, pelo crime de captação irregular de votos. A decisão foi prolatada no dia de ontem. Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 3, Gomes foi notificado por um oficial de Justiça. Também no dia de hoje, a Câmara Municipal da cidade deve ser notificada, sacramentando a decisão do juiz.

O cargo deve ser assumido pelo presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Pedro Gomes (PSDB), por um rápido período até que seja empossado o segundo colocado nas eleições de 2012, o odontólogo André Maia.

James Gomes poderá recorrer da decisão em segunda instância, mas, dificilmente seu pleito será atendido, já que há fartas acusações contra ele por captação irregular de votos, ou seja, compra de votos para a sua reeleição.

Acusações contra o prefeito foram formuladas ao Ministério Público Eleitoral contra o prefeito foram formuladas ao Ministério Público Eleitoral na 8ª Zona Eleitoral, no município de Senador Guiomard, por compra de votos nas eleições de 2012 em que James disputou o cargo de prefeito contra o candidato da Frente Popular, André Maia que ficou em segundo lugar.

As acusações contra o prefeito foram formuladas por testemunhas que afirmam terem sido procuradas por Gomes ainda no período eleitoral. O prefeito teria lhes oferecido doações em dinheiro, uma roçadeira, doação de material para a construção de poço semi-artesiano, oferta de empregos, gratificações desproporcionais para vigias e outros servidores em pleno período eleitoral. Logo após a eleição, os funcionários contratados irregularmente foram demitidos e as gratificações foram cortadas sob o pretexto de se fazer ajustes de conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Há ainda uma série de outras denúncias de irregularidades, principalmente de improbidade administrativa, que também estão sendo analisadas pela justiça e que podem resultar em novas sentenças também nos próximos dias.



Acrelândia Manchete.         03/09/2013
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. ACRELÂNDIA EM MANCHETE - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger