Plenário vota FPE e criação de municípios; Acre pode ter mais quatro cidades

No Acre, quatro regiões compõe a lista de emancipação e desmembramento de municípios.
Votações acontecem essa semana, em Brasília
Votações acontecem essa semana, em Brasília
O Plenário pode votar nesta semana o Projeto de Lei Complementar 266/13,que define novas regras de divisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE).Os líderes precisam aprovar requerimento de urgência para começar a discutir a proposta.

O projeto foi aprovado no Senado em abril, mas o relator na Câmara,deputado Júlio Cesar (PSD-PI), já identificou divergências em relação ao texto aprovado pelos senadores. Um deles é o critério de distribuição entre estados por menor “renda domiciliar”, que segundo o relator pode prejudicar estados mais pobres, onde as famílias são mais numerosas, o que distorceria esse critério.

Pelo texto ficam mantidos os critérios de divisão do FPE até 2015. Para 2016 e 2017, é garantido o mesmo montante recebido em 2015, com atualização pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal índice de inflação,e metade da variação real do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2012 foram R$61,95 bilhões distribuídos pelo FPE, e estão previstos R$ 73,91 bilhões para 2013.


Municípios
Adiado por duas semanas, dessa vez deve ser votado o Projeto de Lei Complementar (PLP) 416/08, que estabelece regras para a criação, a fusão e o desmembramento de municípios.

A votação do projeto estava inicialmente prevista para o último dia 14, mas a análise da matéria foi suspensa devido à votação da MP dos Portos (595/12). Como regulamenta a Constituição,um projeto de lei complementar precisa ser aprovado por mais da metade dos deputados, com no mínimo 257 votos.

O coordenador da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios, José Augusto Maia (PTB-PE), explica que o texto que será votado é um substitutivo ao projeto do Senado, formulado por um grupo de trabalho que envolveu os ministérios das Cidades; do Planejamento; da Integração Nacional e da Fazenda. Portanto, o texto conta com apoio do Planalto.

No Acre, quatro regiões compõe a lista de emancipação e desmembramentos de municípios: Campinas (em Plácido de Castro), Novo Humaitá e Santa Luzia (no Juruá) e o Segundo Distrito de Rio Branco. Dependendo da votação, o Acre pode ter mais quatro cidades.



FONTE : CONTILNET.
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. ACRELÂNDIA EM MANCHETE - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger