Esta terça-feira será o dia mais curto do ano em Acrelândia.

O dia mais curto do ano para os Acrelandenses  será hoje (28). Nesta terça-feira o sol vai se pôr mais cedo, às 18h 16min 14s. É o que vem ocorrendo há seis meses, quando o astro vem se pondo mais cedo a cada dia.
A partir do dia seguinte, 29 de maio, ele começa a se esconder, cada dia mais tarde. Será assim durante os próximos seis meses.  O fenômeno marca a passagem de uma estação para a outra.
Mas as datas e horários não são os mesmos para as demais cidades do Acre, devido à latitude e à longitude de cada uma e, também, como consequência da inclinação do eixo polar da Terra e da órbita do nosso planeta em torno do Sol.
Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, que tem menor latitude, o fenômeno ocorreu no domingo, dia 26, às 18h 39min 25s, enquanto, em Brasileia, detentora de maior latitude, ocorrerá, somente, no dia 29, quarta-feira, às 18h 18min 17s.
Segundo o meteorologista Davi Friale, quanto menor a latitude, o sol se põe, no menor horário do ano, em data mais cedo e, quanto maior a latitude, o dia em que ele se põe mais cedo, é em data mais tarde.

Acrelândia Manchete.
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. ACRELÂNDIA EM MANCHETE - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger