Prefeitura de Acrelândia e SENAR realizam cursos de doma de cavalo na zona rural


A prefeitura de Acrelândia, em parceria com o SENAR, realiza um curso de doma racional. São 8 horas de aulas diárias, em uma propriedade rural no ramal do Granada, 15 alunos participam do curso. Este é o segundo curso oferecido pela prefeitura no município, o primeiro ainda foi na gestão passada.
DSC00449O objetivo do curso é aprender a nova maneira de lidar com o cavalo. A doma tradicional estabelece o uso da força, se trava uma luta entre o homem e o cavalo, enquanto que na doma racional, há um amansamento, uma relação de troca entre o animal e seu dono, criando uma confiança e um aprendizado que faz o animal ceder. Segundo o Instrutor do Curso, Ivo Aureliano, esta técnica é importante, tanto para cavalos que prestam serviço em propriedades rurais ou para passeio, esporte ou indicação médica. Além disso, quando o cavalo é domado racionalmente, oportuniza que pessoas com mais idade, que antes não podiam cavalgar, possam experimentar.

O curso de doma racional proporciona menores riscos de acidentes para domadores e usuários, desembolsando menores custos para sua manutenção.
As pessoas que participam do curso no quilometro 14 do Rama do Granada, todos homens, já tem experiência na lida com cavalos, seu Osiro Coco trabalha com cavalos há mais de 40 anos, sempre domou cavalos da maneira tradicional, segundo ele os cavalos eram agredidos e ficavam sempre machucados, o rendimento no trabalho era ruim, com a nova técnica ele está aprendendo a ver o animal de outra forma.
Segundo a secretária de ação social do Município, Renata Martins, os cursos serão oferecidos durante todo o ano na zona rural, a idéia é oferecer cursos diversificados e alcançar todos os ramais do município, a grande preocupação do prefeito Jonas com os cursos segundo Renata, é de qualificar o homem do campo cada vez mais, para assim, oferecer qualidade de vida e aquecer a economia rural do município, afirmou a secretária.
DSC00451


Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. ACRELÂNDIA EM MANCHETE - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger