Na TV, Sebastião Viana anuncia parceria com os 22 prefeitos eleitos, novas Upas em Rio Branco, melhorias na saúde para 2013, revolução na indústria e 500 ruas pavimentadas até o final de 2012


Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com
O Governador Sebastião Viana foi o entrevistado do Gazeta Entrevista, da TV Gazeta (Rede Record), desta terça-feira, 20, apresentado pelo jornalista Antônio Klemer, que substitui neste mês, Alan Rick, que está de férias.
Humorado como sempre, Klemer iniciou a conversa  falando sobre política ao pedir de Sebastião Viana uma avaliação sobre o pleito de 2012.
Sebastião Viana falou sobre política, eleições, parceria com os prefeitos eleitos, Ruas do Povo, saúde, produção, pequenos negócios, industrialização e até sobre seu time de coração, o Fluminense, campeão brasileiro 2012.
Mas antes de responder as perguntas, Sebastião brincou com Klemer ao dizer que “soube que você (Klemer) estava com diploma de toureiro de vaca mecânica”. Uma referencia irônica de Sebastião ao projeto da vaca mecânica de Bocalom, durante as eleições passadas.
Política e resultado eleitoral
Para Sebastião Viana, apesar ter perdido em 13 cidades do interior do Acre, o governo saiu vitorioso das eleições por ter vencido nos maiores colégios eleitorais.
“Estamos muito contentes com o resultado. Estamos governando os municípios onde tem quase 68% do eleitorado do estado. A eleição foi traduzida em um projeto claro que está gerando uma mudança no Acre e um projeto de oposição, como eles mesmos dizem”.
Sebastião Viana, entretanto, reconhece que metade da população ainda está insatisfeita com o atual projeto.
“Quando você olha imediatamente você vê que este projeto já alcançou metade da população do Acre, mas tem uma metade que espera um sentimento de prosperidade, de oportunidade, de sentir incluída nos indicadores de crescimento. A nossa luta é ampliar, é alargar a chamada a inclusão social”, completa Sebastião Viana.
Na avaliação do governador o que aconteceu em Rio Branco, com a eleição de Marcus Alexandre foi uma virada de consciência do eleitor e ao mesmo tempo o reconhecimento do trabalho do atual projeto político que governa o Acre.
“Perdemos a última em Rio Branco. Ganhamos com Angelim duas vezes. E agora ganhamos com Marcus Alexandre, depois de uma derrota em 2010. Sinal de que a população estendeu a mão. Sinal de que temos que continuar o trabalho com humildade”, avalia.
Ruas do Povo
O mais importante programa do governo de Sebastião Viana, o Ruas do Povo, vai asfaltar 500 ruas até o final do ano, promete o governador.
Serão mais de mil ruas até 2014 no interior e mais de dois mil acessos só em Rio Branco. Um total de mais de três mil ruas pavimentadas com asfalto ou tijolo até o final da gestão de Sebastião Viana.
Para Sebastião Viana o Ruas do Povo tem uma profunda relação social com a comunidade porque tira pessoas do isolamento.
“Eu vi pessoas idosas dizer: Tião eu não saia no inverno da minha casa, porque tinha medo de quebrar uma perna. Eu vi paralíticos dizer que tinham ganhado uma cadeira de rodas, mas que não podiam sair de casa porque não tem rua. Eu vi pessoas dizer: como é que eu levo o meu filho pra escola, com lama em cima deles, chegarem enlameados. Então nós tínhamos que trabalhar isso  como prioridade”, diz Sebastião Viana ao explicar a importância do Ruas do Povo.
Relação com os prefeitos eleitos
Sebastião Viana anunciou para o dia 29 deste mês uma reunião com todos os prefeitos eleitos, no Palácio Rio Branco, para tratar sobre parcerias.
De antemão, Sebastião disse que vai trabalhar com todos os prefeitos, independente do partido político.
“Tenho que trabalhar com todos os municípios. Estou aberto para receber todos os prefeitos. Vou trabalhar pelo povo”.
Da reunião devem participar ainda, deputados e secretários de estado.
Industrialização, pequenos negócios e produção
O governador Sebastião Viana aposta que a industrialização, a produção rural e os pequenos negócios serão destaque em seu governo nos próximos dois anos.
Para isso ele trabalha com cifras significativas nos cofres do estado, números e resultados.
Até agora foram construídos 2.320 tanques de peixe para produtores. E o governo pretende investir mais R$ 20 milhões no setor da piscicultura beneficiando 16 mil famílias, assegurou Sebastião Viana.
“Daqui a quatro meses ou cinco no máximo estaremos inaugurando a fábrica de ração e o frigorifico pra tá comercializando e valorizando o produto do peixe no Estado do Acre. O Acre vai viver a grande revolução da criação de animais pela piscicultura, além do trabalho da pecuária”, diz otimista Sebastião.
De acordo com o governador, na região do Juruá, o governo entregou 35 mil pés de coco e mais 600 mil mudas de açaí no Jurupari, em Feijó.
No setor dos pequenos negócios, o governo pretende atender até o final de 2014 30 mil pessoas.
Saúde
O médico Sebastião Viana disse que 2013 será o melhor ano da saúde. Ele acredita que com a parceria do prefeito eleito Marcus Alexandre o setor terá melhora significativa.
“A UPA do São Francisco vai ter 20 leitos. Ela será UPA tipo 3, vai funcionar 24horas. A da Baixada vou licitar. O Marcus Alexandre assumiu compromisso com as duas. Se ele quiser fazer a gestão o governo vai repassar pra ele. Senão, o governo vai fazer. Porque nós vamos ter a do 2º Distrito, a da Baixada, a do São Francisco e a do Tucumã funcionando 24horas”, anuncia.
Sebastião Viana foi incisivo ao dizer que no próximo ano o atendimento de saúde na Fundhacre (atual Hospital das Clínicas) terá uma mudança brusca. “Eu te garanto que em 2013, você vai ver como vai diminuir a crítica em relação a Fundação Hospitalar”, disse o médico Sebastião, que apresentou a receita da futura mudança: “o funcionamento de 12 centros de saúde, de 7h às 8h da noite com médicos de plantão, o funcionamento  das Upas 24horas e mais os hospitais”.
BR’s-364 e 317
Serão investidos R$143 milhões para recuperação da BR-364, entre Acre e Rondônia, Rio Branco e Sena Madureira.
Ainda segundo Sebastião Viana, os recursos também servirão para serviços de tapa-buracos na BR-317, até Brasileia e no trecho entre Rio Branco e Boca do Acre (AM).


Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. ACRELÂNDIA EM MANCHETE - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger