Petecão denuncia perseguição do Governo Morales contra oposição


Petecão ainda ressaltou o esforço do embaixador brasileiro em La Paz, Marcel Beato, de buscar uma solução para as denúncias de perseguição
Sérgio Petecão conversa com autoridades bolivianas, em Brasília/Foto:Assessoria
Sérgio Petecão conversa com autoridades bolivianas, em Brasília/Foto:Assessoria
Da tribuna, o senador Sérgio Petecão (PSD) informou , nesta terça-feira(29), que o senador boliviano Roger Pinto Molina, do Departamento boliviano de Pando, pediu asilo ao governo brasileiro e está refugiado na embaixada do Brasil em La Paz.

Molina, do partido Podemos e um dos líderes da oposição boliviana, alega estar sendo alvo de perseguição pelas  forças do Governo Evo Morales. Petecão, por sua vez, solicitou uma firme posição brasileira em torno de denúncias de prisão e até mortes na Bolívia de congressistas, governadores, índios da fronteira e até brasileiros radicados no país andino.

”É preciso uma tomada de posição do Governo brasileiro contra denúncias sérias de violação dos direitos humanos”, disse Petecão.

 Ainda na semana, Petecão recebeu a visita do deputado Adrian Alcazar e da senadora Jeanine Chavez, da Convergência Nacional boliviana. Os parlamentares reforçaram as denúncias de violação de direitos humanos na Bolívia e disseram que o Governo Evo Morales tenta implantar uma ditadura contra toda oposição ao Governo central.

Petecão levou os parlamentares a audiências com o presidente do Senado Federal, José Sarney(PMDB/AP); do presidente da Comissão de Relações Exteriores, Fernando Collor(PTB/AL; do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Paulo Paim(PT/RS) e da presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida(PC do B/AC).

Na ocasião, o senador elaborou ainda um requerimento solicitando um posicionamento e providências das comissões de Relações Exteriores e de Direitos Humanos do Senado Federal em relação às denúncias apresentadas.

O objetivo é levar as denúncias à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos(OEA).

Petecão ainda ressaltou o esforço do embaixador brasileiro em La Paz, Marcel Beato, de buscar uma solução para as denúncias de perseguição e prisões sem mandato de membros da oposição boliviana.

”Agora cabe ao Itamaraty e ao Governo Federal uma resposta segura contra tanta denúncia contra os direitos humanos na Bolívia”
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. ACRELÂNDIA EM MANCHETE - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger