MORTE SILÊNCIOSA – Com pouco mais de sete mil habitantes, Manoel Urbano registra 600 casos de hepatite

MORTE SILÊNCIOSA – Com pouco mais de sete mil habitantes, Manoel Urbano registra 600 casos de hepatite

O presidente da Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (Aphac), Heitor Júnior divulgou números assustadores dos casos de hepatite no município de Manoel Urbano.
A cidade com pouco mais de sete mil habitantes registra mais de 600 casos de hepatites virais, tóxicas, medicamentosas, agudas bacterianas ou parasitárias.
Segundo o presidente da Aphac, Heitor Júnior, a hepatite é a doença que mais mata no Acre. A morte silenciosa vem acontecendo frequentemente nas cidades acrianas.
Em Manoel Urbano, mais um óbito de paciente infectado de hepatite aconteceu este semana, durante a vista dos representantes da Aphac, que promovem uma campanha sobre a doença.
“Temos 600 casos registrados aqui, numa população de poucos mais de sete mil pessoas, sendo que a estatística pode ser muito maior ainda”, diz Heitor Júnior.
A Aphac esta negociando uma parceria com a prefeitura de Manoel Urbano, para promover campanhas de esclarecimentos e tratamento dos casos detectados.
A Aphac iniciou no município de Manoel Urbano, um projeto de capacitação para formar alunos multiplicadores, para fortalecer as ações e promover a inclusão dos portadores de hepatite. O curso é parceria com o Banco da Amazônia e capacitou 78 alunos. Trinta e oito estudantes foram financiados com recursos próprios da associação, que quer levar as informações corretas das patologias à população.
O objetivo dos trabalhos realizados pela Aphac é dar maior visibilidade a causa, alertando para as mortes que ocorrem de portadores de hepatite que não tiveram diagnóstico correto.

 Escrito por: Acrelândia Manchete.
Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. ACRELÂNDIA EM MANCHETE - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger